Prefeitura de Rio Branco reúne setor imobiliário para reforçar combate às queimadas urbanas
Por Redação 15/07/2025 - 19h32
riobranco.ac.gov.br
Com o objetivo de reforçar ações de prevenção às queimadas urbanas, especialmente em terrenos baldios, a Prefeitura de Rio Branco promoveu, na manhã desta terça-feira (15), uma reunião com representantes do setor imobiliário da capital. O encontro, realizado no auditório da prefeitura, buscou discutir estratégias conjuntas para reduzir os impactos ambientais e os riscos à saúde da população, causados principalmente pela fumaça.
“Estamos buscando apoio do setor imobiliário para evitar que essas ocorrências se repitam”, alertou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito Tião Bocalom também participou do encontro e reforçou que a luta contra as queimadas é uma prioridade desde o início de sua gestão. “Essa é uma época crítica, em que a fumaça afeta principalmente crianças e idosos. Estamos buscando apoio do setor imobiliário para evitar que essas ocorrências se repitam. Nossa abordagem é baseada na conscientização e na educação ambiental, não em punição”, afirmou o gestor municipal.
Durante a abertura, o secretário da Casa Civil, Valtim José, destacou que a responsabilidade pela preservação ambiental deve ser compartilhada entre o poder público e a sociedade.
“Precisamos da população e dos setores organizados para ajudar a evitar as queimadas”, disse Valtim. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Hoje, a gestão pública não trabalha sozinha. Precisamos da população e dos setores organizados para ajudar a evitar as queimadas, que afetam principalmente crianças e idosos”, afirmou.
“A colaboração dos proprietários de imóveis e representantes imobiliários é fundamental para ampliar o resultado”(Foto: Marcos Araújo/Secom)
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedile, apresentou dados sobre a redução das queimadas nos últimos três anos, mas alertou que a colaboração dos proprietários de imóveis e representantes imobiliários é fundamental para ampliar esse resultado.
“As imobiliárias conhecem bem os lotes baldios da cidade, que são focos potenciais de queimadas. Nosso objetivo é sensibilizá-los para que possam contribuir com a limpeza e segurança dessas áreas, evitando crimes ambientais e prejuízos à saúde pública”, explicou.
“O combate às queimadas urbanas é uma responsabilidade de todos”, destacou Márcio. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Acre (CRECI/AC), Márcio Santos, elogiou a iniciativa da Prefeitura e ressaltou que o combate às queimadas urbanas é uma responsabilidade de todos.
“Esse é um problema que impacta diretamente o mercado imobiliário e também a saúde da população. Estamos aqui para somar esforços com o poder público e buscar soluções”, declarou.
Denuncie queimadas
A Prefeitura de Rio Branco disponibiliza canais para a população denunciar queimadas urbanas ou em terrenos baldios. Basta acessar o sistema O Guardião, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo link: https://guardiaoambiental.riobranco.ac.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: (68) 3212-7466.
Para facilitar, aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e acesse diretamente o sistema.
COMENTÁRIOS